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Metas e Comissões

Rodrigo Parron

02/05/2021 14:40:25

Boa tarde! Tenho uma loja há 9 meses e nunca trabalhamos com metas, por diversos motivos sendo o principal, a pouca experiência. Como amadureci muito em pouco tempo (devido aos diversos obstáculos que enfrentei, aprendi muita coisa na raça), hoje pretendo aplicar algumas metas para minha equipe. Entretanto estou com algumas dúvidas: primeiro que a loja é recente, comecei a controlar meu caixa detalhadamente apenas há alguns meses atrás. Segundo meu faturamento médio no ano passado era de 50 mil reais porém no cenário atual tive uma queda para 25 mil no mês março e 35 mil nesse mês 30/04. Terceiro, tive uma mudança na equipe onde minhas atuais vendedoras entraram há pouco mais de 1 mês (são esforçadas e curiosas entretanto ainda estão se adaptando ao ritmo da loja). E quarto estamos na semana do dia das mães. 


Gostaria de saber, diante de tudo que foi explicado, como posso criar uma meta diante de tantos dados incertos. 


Ótimo domingo!

Ermelino Espíndola

02/05/2021 20:23:04

Olá, Rodrigo!

Acho que só pelo seu comentário você já demonstra bastante amadurecimento, e isso é muito legal. Bem, realmente é um conjunto de fatores que dificultam uma análise mais efetiva de tendências e parâmetros. Porém, para esses casos, eu sugiro que você considere, pela experiência já adquirida, os dias mais expressivos de venda, a quantidade de dias total no mês, e a média de venda que você poderia estimar para esses dias. 

Exemplo:

Este mês terá 04 sábados úteis (considerando que sejam estes os melhores dias de venda), e a venda do primeiro sábado seja de X (lembrando que será véspera do dia das mães), o segundo será Y, o terceiro Z e o quarto, W.

O total de dias úteis no mês é de 25 dias (menos os sábados), sobram 21 dias.

Estime a média diária dos dias “normais” da semana e multiplique por 21.

O somatório será a meta geral da loja. Divida o valor pela quantidade de vendedoras e você terá a média por vendedora. Avalie se está coerente (pelo menos cobrindo o valor mínimo necessário para que elas consigam o piso com as comissões), e se for o caso, faça os ajustes.

Considerando que você não tem históricos anteriores, pelo fato da loja ser nova, assim como, imagino que ainda não tenha implantado o sistema de controle de tráfego para avaliar o movimento de clientes e sua taxa de conversão, a melhor alternativa é essa que eu sugeri.

Enfim, de fato é um enorme desafio, especialmente neste momento tão atípico que estamos atravessando, mas meta é sempre uma estimativa, o que podemos fazer é tentar ser o mais coerente possível com os dados que nos é possível levantar e avaliar.

Boas vendas e um grande abraço.

Ermelino Espíndola

Lilian da penha amaral goncalves

22/02/2022 07:36:09

Bom Dia Ermelindo, estou amando os cursos , tenho muito trabalho a frente, tenho dúvidas sobre a comissão, já trabalhei em base de uma meta geral, quero saber sobre quais critérios eu cálculo uma meta, tipo como saber calcular efetivamente quanto preciso vender para poder arcar com a comissão além do salário,  pois no caso pagava 1% do faturamento geral além do salário comercial,  dividimos este valor entre as vendedoras pois elas trabalhavam juntas sobre a meta geral, no entanto percebi que desta forma nao consigo apurar o desenvolvimento individual de cada uma, e assim premiar sobre o desenvolvimento, gostaria de saber oque vc me orienta, com o chegar a estes valores, como por esta meta individual ou geral e quais critérios analisar para que possam ser premiados? Aguardo ansiosa.

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