Fórum

arrow_back

COMPRAS

Paulo Roberto Menezes Russo

21/09/2021 18:34:34

Boa noite Ermelino, tudo bem ?

Tenho uma empresa no ramo de material Elétrico, hidráulico e ferramentas com média de faturamento entre 70/75 mil.

Meu irmão é o responsavel pela parte comercial ( compras) e eu pelo administrativo/financeiro. a loja possui quase 3 mil itens, e a questão da compra da trabalho, pois cada item é cotado em 4/5 fornecedores diferentes. e como são muitos itens todo dia tem produtos com falta ou estoque baixo que necessita fazer cotação para compras. Nos gostariamos de descentralizar essa tarefa que é trabalhosa. Alguma dica ou sugestão ? Pois ate pensamos em abrir outra loja em outro local, mas para isso precisamos criar estes processos para que a loja gire sem a nossa presença.

Desde já, obrigado.

Ermelino Espíndola

24/09/2021 10:03:59

Olá, Paulo Roberto!

Bem, todo processo tem um objetivo, e neste caso que você relata da sua empresa, é evidente que o objetivo que se busca é conseguir o melhor preço nos itens a ser comprados. Considerando que são diversos fornecedores e o número de itens também não é pequeno, certamente que o processo acaba sendo bastante trabalhoso. O que eu imagino que os ganhos compensem todo este amplo trabalho de cotação de preços. 

Em geral, a solução para este tipo de problema é a automação, ou seja, ter um sistema que liste e envie as cotações para os fornecedores cadastrados, a partir de parâmetros de estoque mínimo que dispare essas cotações, para que você possa agilizar o processo e ganhar tempo e disponibilidade.

Por outro lado, a resposta mesmo que você procura está na relação custo/benefício, ou seja, enquanto ?valer a pena? ter todo este processo amplo de cotação para cada item, certamente que se manterá, e para isto, a solução é investir na organização e estruturação para operar neste modelo.

Espero ter respondido seu questionamento.

Grande abraço,

Ermelino Espíndola

Paulo Roberto Menezes Russo

29/09/2021 15:38:18

Boa tarde Emerlino!

o problema que a cotação e pedido é feito pelo proprio site do fornecedor !

Ao meu ver o segredo esta na compra, pois melhor preço de compra, maior a margem de contribuição.

estou tentando organizar os processos para delegar essa função.

Como as grandes empresas de varejo procedem com as compras? por quem é feito a relação de faltas, orçamento de compras, etc ?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade