Fórum

arrow_back

fluxo de caixa em época de quarentena

ELIANA YUMI TAKIMOTO GUINOZA

21/04/2020 18:55:04

Como fica o fluxo de caixa em época de quarentena?

Estou com a seguinte situação: aluguéis de janeiro , fevereiro em atraso, porém em negociação de prazos.

Boletos vencidos e sendo renegociado novos prazos.

Minha loja por estar localizado em uma galeria, não teve permissão de reabertura pela Prefeitura.

Estou realizando vendas pelas redes sociais com delivery, porém o faturamento está muito abaixo de uma loja física aberta. 

Com a reabertura de parte do comércio, as vendas estacionaram, pelo fato das pessoas preferirem ir comprar em lojas físicas.

Nessa situação, é viável um financiamento a juros reduzidos ? Qual seria a estratégia , se conseguirmos esse financiamento? O que pagar primeiro? O que parcelar? O aluguel desses meses que ficamos fechados, existe a possiblidade de isentar o pagamento deles ou depende da negociação com o proprietário?


Ermelino Espíndola

25/04/2020 14:24:36

Olá, Eliana!

Entendo perfeitamente o que você relata e questiona. Então, vamos lá:

Não existe uma fórmula ou legislação que defina qual “o caminho” a seguir, o que nos remete a análises de possibilidades caso a caso, sempre levando em consideração que não serão soluções fáceis.

Com relação ao aluguel, é importante lembrar que em sendo uma galeria o problema não é somente com você, mas com todos que estão lá, e sem operar fica difícil gerar receita para cumprir com os pagamentos. Este é um caso que sugiro uma negociação conjunta dos lojistas com a administração no sentido de encontrar uma solução conjunta que atenda minimamente a todos os participantes.

Com relação às vendas, este será um cenário que ainda vai perdurar por um bom tempo, ainda sem condições de previsão, visto que mesmo que haja abertura das lojas, a tendência é de que venham novos fechamentos intermitentes, considerando o cenário de pandemia e que ainda não há uma solução médica, somente o distanciamento social. O digital (redes sociais, loja virtual e marketplaces) são opções a serem pensadas e implementadas, conforme o que for coerente e possível para sua loja. Outra opção é utilizar a equipe de vendas como se fossem vendedores externos, com sacolas, mercadoria consignada, etc. Porém, é preciso planejamento, organização e controle para qualquer uma dessas alternativas.

Sobre linhas de crédito, eu creio que muito brevemente terá que sair alguma coisa, inclusive já há movimento neste sentido no congresso nacional. Infelizmente o nosso governo está muito lendo na providência de soluções nesta área específica de linhas de crédito para pequenas e médias empresas, com taxas e prazos subsidiados, como a situação exige, e existem instrumentos e recursos governamentais para isso. Então, neste caso, é aguardar e torcer para isso saia logo, que seria uma solução. A estratégia para aplicação desses recursos será sempre o conceito de prioridades, não há outra alternativa.

A situação não está fácil para ninguém, o que de certa forma torna o ambiente de negociação mais flexível, visto que todos precisam ir encontrando soluções para garantirem a sobrevivência dos seus negócios. É muito importante lembrar disto.

Espero ter ajudado. Estamos juntos!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade